quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Por que as capas de livros são tão importantes?

"Não julgue um livro pela capa" é o dito popular, mas apesar ser verdadeiro em um sentido idealista, a realidade da indústria do livro é outra. Para a grande maioria dos leitores, a capa de um livro é um fator decisivo para saber se eles devem ou não comprá-lo e se eles vão se enriquecer com seu conteúdo.

Com milhões de livros para os leitores escolherem, o primeiro "passo de vendas" é a capa. Se não é surpreendente o suficiente para chamar a atenção, ela vai ser preterida para algo mais interessante.

Se o título não é suficientemente claro à distância, ou quando a imagem é uma miniatura de baixa qualidade retirada de fonte on-line, certamente está perdida a oportunidade com um cliente em potencial. Se a fonte é desleixada, desagradável, ilegível, ou apenas não profissional (como o usado excessivamente, e alguns diriam abusado, Comic Sans), ela irá afastar imediatamente o leitor.



A capa não é apenas um cartaz de aviso para o livro, mas, em certo sentido, a primeira página da história, porque é aqui que o livro pode se comunicar mostrando um pouco do estilo e conteúdo do que está dentro. A capa fala para as emoções do leitor, envolvendo-os em um nível mais profundo, e, portanto, potencialmente.

Uma capa bem concebida é a primeira garantia que o leitor tem que o livro é de alta qualidade, tanto em conteúdo como em apresentação. Ela não só pode garantir a venda de livros, mas prepara o palco para que ele, o leitor se identifique e venha gostar do livro em primeiro lugar.


A capa pode afastar um cliente ou atraí-los. Capas ruins com imagens pixeladas, marcas d'água claramente visível, textos mal formatados ou desalinhados, e assim por diante, sugerem ao leitor que o interior do livro será igualmente desleixado. Quando um design da capa é mal produzido também pode criar preconceitos na mente do leitor, definindo-os em modo de "crítico", em oposição ao modo de "diversão".

Grandes projetos de capas, portanto, têm necessidade de chamar a atenção do leitor e envolvê-los em um nível emocional. Sugerem o tom e o estilo do trabalho, e mostram a qualidade do livro em si, ao mesmo tempo levando em consideração as potenciais expectativas culturais do leitor.

Baseado no texto de Jo Linsdell.
.....................................................................................................................................

     Sou designer com mais de 1.000 capas exclusivas criadas ao longo de anos de trabalho para diferentes editoras e mercados. Faça uma avaliação e torne-se cliente. Entre em contato para maiores informações.

Att.
Raul Rangel
Designer

             
        


              Email: designcrv@gmail.com
             Cel.: (21) 9-8602-3662
             Skype: DesignCRV
             Blog: http://designcrv.blogspot.com/
             Site: http://designcrv.wix.com/designcrv
             LinkedIn: br.linkedin.com/pub/designcrv-graphic-designer/2/46b/764
             Pinterest: http://www.pinterest.com/designcrv/
             Facebook: www.facebook.com/Designer.RaulRangel