"Não julgue um livro pela capa" é o dito popular,
mas apesar ser verdadeiro em um sentido idealista, a realidade da indústria do
livro é outra. Para a grande maioria dos leitores, a capa de um livro é um
fator decisivo para saber se eles devem ou não comprá-lo e se eles vão se
enriquecer com seu conteúdo.
Com milhões de livros para os leitores escolherem, o
primeiro "passo de vendas" é a capa. Se não é surpreendente o suficiente para chamar a atenção,
ela vai ser preterida para algo mais interessante.
Se o título não é suficientemente claro à distância, ou
quando a imagem é uma miniatura de baixa qualidade retirada de fonte on-line,
certamente está perdida a oportunidade com um cliente em potencial. Se a fonte é desleixada, desagradável, ilegível, ou apenas
não profissional (como o usado excessivamente, e alguns diriam abusado, Comic
Sans), ela irá afastar imediatamente o leitor.
A capa não é apenas um cartaz de aviso para o livro, mas, em
certo sentido, a primeira página da história, porque é aqui que o livro pode se
comunicar mostrando um pouco do estilo e conteúdo do que está dentro. A capa fala para as emoções do leitor, envolvendo-os em um
nível mais profundo, e, portanto, potencialmente.
Uma capa bem concebida é a primeira garantia que o leitor
tem que o livro é de alta qualidade, tanto em conteúdo como em apresentação. Ela não só pode garantir a venda de livros, mas prepara o palco para que ele, o leitor se identifique e venha gostar do livro em primeiro lugar.
A capa pode afastar um cliente ou atraí-los. Capas ruins com
imagens pixeladas, marcas d'água claramente visível, textos mal formatados ou
desalinhados, e assim por diante, sugerem ao leitor que o interior do livro
será igualmente desleixado. Quando um design da capa é mal produzido também pode criar
preconceitos na mente do leitor, definindo-os em modo de "crítico",
em oposição ao modo de "diversão".
Grandes projetos de capas, portanto, têm necessidade de
chamar a atenção do leitor e envolvê-los em um nível emocional. Sugerem o tom e o estilo do trabalho, e mostram a qualidade
do livro em si, ao mesmo tempo levando em consideração as potenciais
expectativas culturais do leitor.
Baseado no texto de Jo Linsdell.
Baseado no texto de Jo Linsdell.
.....................................................................................................................................
Sou designer com mais de 1.000 capas exclusivas
criadas ao longo de anos de trabalho para diferentes editoras e mercados. Faça uma avaliação e torne-se cliente. Entre em contato para maiores informações.
Att.
Raul Rangel
Designer
Email: designcrv@gmail.com
Cel.: (21) 9-8602-3662
Skype: DesignCRV
Blog: http://designcrv.blogspot.com/
Site: http://designcrv.wix.com/designcrv
LinkedIn: br.linkedin.com/pub/designcrv-graphic-designer/2/46b/764
Pinterest: http://www.pinterest.com/designcrv/
Facebook: www.facebook.com/Designer.RaulRangel