sábado, 3 de janeiro de 2015

O maior problema do sucesso é que o mundo conspira para parar você de fazer coisas que você faz porque você é bem sucedido.


“Eu nunca esperei realmente me encontrar dando conselhos para pessoas se graduando em um estabelecimento de ensino superior. Eu nunca me graduei em um desses estabelecimentos. Eu nunca nem comecei. Eu escapei da escola assim que pude, quando a perspectiva de mais quatro anos de aprendizados forçados, antes que eu pudesse me tornar o escritor que desejava ser, era sufocante.

Eu saí para o mundo, eu escrevi, eu me tornei um escritor melhor na medida em que escrevia mais, e eu escrevi um pouco mais, e ninguém nunca parecia se importar que eu estava inventando na medida em que eu prosseguia: eles simplesmente liam o que eu escrevia e pagavam por isso - ou não - e frequentemente eles me encomendavam alguma outra coisa pra eles.”

Estas são as palavras iniciais do autor best-seller Neil Gaiman em maio de 2012 quando subiu ao palco da University of the Arts na Filadélfia para fazer um discurso de formatura. Durante dezenove minutos ele dividiu com os formandos suas ideias sobre criatividade, bravura e força, encorajando os novos pintores, fotógrafos, designers, músicos, escritores e sonhadores a quebrar as regras, pensar de forma inovadora e, acima de tudo, fazer boa arte.


Neil Richard MacKinnon Gaiman (nascido Neil Richard Gaiman; Portchester, Hampshire, Inglaterra, Reino Unido, 10 de novembro de 1960) é um autor de romances e quadrinhos britânico nascido na Inglaterra. Vive em Minneapolis, Estados Unidos e é casado com Amanda Palmer, da banda Dresden Dolls.

Entre suas obras em prosa estão "Deuses Americanos" e "Belas Maldições", a segunda em parceria com Terry Pratchett; e sua criação quadrinística mais conhecida é Sandman, que tem como personagens principais Sandman, a personificação antropomórfica do Sonho, também é conhecido como Morpheus, numa referência à mitologia grega e seus irmãos, Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição.

Veja o vídeo do discurso. Ele foi publicado por Alexander Zimmer com o título Neil Gaiman - "Faça Boa Arte!" em https://www.youtube.com/watch?v=nS-u4MBGSFs

Veja mais sobre Neil em http://pt.wikipedia.org/wiki/Neil_Gaiman

Aproveite e veja o que Neil aconselha a uma aspirante a diretora, Rowan McDonald, para seguir seus sonhos em https://www.youtube.com/watch?v=E9y0FhZJ4c4

Neil convenceu seu editor para que distribuíssem um de seus livros (que estava vendendo bem) de graça por um mês na web (para ler ou baixar). No mês seguinte suas vendas cresceram 300% nas livrarias independentes!
O vídeo relatando esta história e mais sobre pirataria está aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=ASwvclpxftY