Você já parou para pensar que tem uma marca pessoal? Todos
nós temos! E quais são os atributos que o/a tornam realmente único/única no
mercado diante de tantos concorrentes? Pois é, em tempos de uso cada vez mais
intenso das mídias sociais, é fundamental que você trabalhe bem sua marca
pessoal “online” e “off-line” também.
Se você ainda não ouviu falar em “Personal Branding”, eu
recomendo que você busque mais informações e novos conhecimentos que permitam
construir uma estratégia de marketing pessoal para viabilizar a venda, com
sucesso, do seu melhor produto: você mesmo!
Especialmente para vendedores como você e eu, aqui incluídos
todos aqueles que ainda não perceberam que são sim ao final do dia “vendedores
de si mesmos”, a estratégia de criação de uma marca pessoal passa pelo pleno
entendimento das suas grandes competências, talentos e dons (pontos fortes) e
das características singulares que o/a diferenciam da multidão, que serão os
grandes responsáveis pela criação da sua marca pessoal, diferenciada, poderosa
e única no mercado.
Um primeiro passo que indico a você é identificar os seus
pontos fortes e trabalhar com inteligência para maximizá-los. Aliás, no
processo de construção da sua marca pessoal penso ser um grande desperdício de
tempo focar em seus pontos fracos, pois eles nunca se transformarão nos
diferenciais competitivos que o/a tornarão único/a no mercado.
O mestre Peter Drucker nos ensinou que “a verdadeira
excelência é alcançada somente quando é possível colocar os pontos fortes em ação”. E o aclamado guru
Jim Collins nos explica que o processo de identificação das nossas principais
competências e talentos (pontos fortes) passa pelo pleno entendimento das áreas
em que, por mais que nos esforcemos nunca teremos a chance de sermos os
melhores.
Resumidamente: quando identificamos nossos pontos fortes que
permitem nos tornarmos os melhores naquilo que fazemos, o tempo e a energia
gastos na identificação e na melhoria das fraquezas são absoluto desperdício.
Uma vez identificados os seus pontos fortes (se você ainda
não os conhece e/ou não os identificou corretamente, peça o feedback mais
cândido possível aos seus colegas, líderes e familiares sobre as competências
únicas que eles enxergam em você), o segundo passo é conectá-los à sua “marca
pessoal”. Se você é, por exemplo, um exímio entendedor de técnicas de vendas
consultivas em mercados complexos (B2B) as informações a seu respeito nas
principais mídias sociais (Linkedin, Facebook, Twitter etc) e nos mais
importantes serviços de busca (Google, Bing etc) precisam refletir com consistência este
atributo. Portanto, faça uma pesquisa aprofundada na Internet para ver se as
mensagens e atributos conectados à sua imagem estão de acordo com os seus
objetivos de construção da sua “marca pessoal” que deve ser absolutamente única
e memorável.
Outros componentes absolutamente essenciais à construção da
sua marca pessoal são: consistência (as mensagens por você transmitidas
precisam ser consistentes e aderentes às suas crenças, princípios e valores),
autenticidade (seja sempre você mesmo), poder de influência (saiba influenciar
de forma positiva a vida das pessoas que conhece e use o seu networking com
inteligência – saiba ser sempre interessante, sem ser interesseiro) e
visibilidade (torne a sua marca conhecida ao participar de forma ativa de
eventos, congressos e blogs dentro da sua respectiva área de atuação).
Aliás, o processo de criação e fomento da sua marca
pessoal tem um objetivo ainda maior: cuidar do seu principal ativo que se chama
credibilidade. Portanto, não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a investir na
principal e mais importante marca do mundo: Você mesmo!
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Por: José Ricardo Noronha*
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Ilustrações: DesignCRV
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